Inscrições para o torneio do colégio Santa Dorotéia

Faltam 10 dias para o Campeonato Mineiro de Xadrez, que neste ano, traz muitas novidades e atrações. 

Atenção: Atendendo a pedidos, o prazo para inscrições e pagamentos com descontos foi prorrogado até o dia 22/06.

Durante o evento, haverá para os alunos, pais, educadores e acompanhantes, várias atividades extras, como: oficinas de biscuit, oficinas de colorir, oficinas de jogos de tabuleiro educativos da série matemática divertida, que é um lançamento exclusivo da Garimpo de Idéias, além de sorteio de brindes, palestra e etc.

Neste ano, haverá também premiações para as escolas campeãs, troféus de participação para todos os atletas, troféus de 1º ao 10º lugar para todas as categorias e ainda troféus especiais para os campeões estaduais invitos e troféus de campeão invicto e de bicampeão.

Isso tudo vai acontecer no dia 27 de junho de 2015, no Colégio Santa Dorotéia - BH/MG. O Campeonato Mineiro de Xadrez - FMJ 2015 é aberto a todos os alunos com idade até 20 anos, distribuídos nas categorias: Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20 anos, nos naipes Masculino e Feminino.

Os adultos que desejarem, poderão participar da Copa Belo Horizonte de Xadrez, nas categorias: Adulto Absoluto ou Adulto Pais & Professores, no Masculino e no Feminino.

No Campeonato Mineiro, o ritmo de jogo será de 20(vinte) minutos KO, para cada enxadrista. Na Copa Belo Horizonte O ritmo será de 15(quinze) minutos KO.

No dia do torneio, os interessados poderão participar da palestra "Vida, um Jogo de Xadrez" que será ministrada de 10h às 11h30 pelo enxadrista e Educador Elcio França. Nesta palestra, Élcio aborda alguns temas do jogo de xadrez, procurando mostrar como funciona o pensamento de um enxadrista bem sucedido, ao analisar uma posição e decidir, com rapidez e precisão, sobre qual é o melhor lance.
Paralelamente, transfere os conhecimentos abstraídos dessas abordagens para a vida cotidiana – complexo emaranhado de emoções, ações, reações e interações –, mostrando as semelhanças entre a vida e o jogo de xadrez.
Indo além, mostra como o repasse desses conhecimentos para nossos filhos e alunos pode ser útil no processo educacional e como o uso dessa técnica modificou a vida de vários jovens e adolescentes para melhor, exemplificando com casos reais obtidos ao longo dos seus mais de trinta anos como educador.

Élcio França, é analista de sistemas, tendo trabalhado em grandes empresas como IBM, COPASA e TELEMIG. Também é educador, tendo implantado o primeiro curso técnico em Processamento de Dados no Estado de Minas Gerais. Foi também conselheiro da Associação de Escolas Católicas de Minas Gerais, Coordenador de um Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados no Estado de São Paulo e, a convite do MEC, membro da equipe elaboradora do Projeto Piloto para Implantação de Computadores nas Escolas Brasileiras.
É também enxadrista rankeado na FIDE (Federação Internacional de Xadrez), árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez, Instrutor e Treinador formado pela Federação Mineira de Xadrez; Foi presidente do Clube de Xadrez Belo Horizonte, Tesoureiro da Federação Mineira de Xadrez e escritor da coluna semanal “Minas em Xeque”, do Jornal Hoje em Dia.